segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

PROPOSTAS ENTREGUES NA JUNTA DE FREGUESIA

Os membros da Assembleia de Freguesia de Vila Boa do Bispo, eleitos pelo Partido Socialista, propõem que se inclua nas grandes opções de plano e orçamento, verbas que visem seguir linhas estratégicas de desenvolvimento para a satisfação das necessidades dos cidadãos, objectivo da nossa intervenção. Assim, propomos:


1) Modernização administrativa – “Modernizar para melhor servir”

- Integração de aplicações informáticas online para melhor servir o cidadão.

2) Água e Saneamento – “Garantir qualidade ambiental”

- Limpeza de todas as estradas e caminhos da freguesia, incluindo caminhos florestais.

- Ampliar a rede de abastecimento público de água e saneamento básico.

3) Transportes e Acessibilidades – “Melhores transportes e acessibilidades”

- Manter as viaturas para o transporte das crianças para o jardim e para as escolas e aquisição de uma nova viatura.

- Pavimentação de todas as vias públicas em terra batida, incluindo a requalificação da zona marginal do Tâmega.

- Abertura de via de ligação de Pinheiro a Rosem (importante ligação inter-freguesias e de defesa contra incêndios florestais).

4) Educação, Desporto e Cultura - “Qualificar para uma melhor educação”

- Modernizar os espaços escolares.

- Apoio à realização de diversas actividades escolares.

- Apoio à paróquia na manutenção de espaços e para a realização de actividades.

- Campo de futebol de “Eidinho” – dinamização de actividades.

- Apoios à realização de Actividades Desportivas e Recreativas das diversas Associações.

5) Requalificação de espaços públicos – “Contributo para promoção turística”

- Requalificar áreas envolventes ao Mosteiro, Monte de Santo António, Capela de Pinheiro e margem do Tâmega onde de forma integrada poderão desenvolver-se actividades direccionadas para o turismo, cultura, desporto e lazer.

- Criar percursos pedonais que articulem património natural, paisagístico e histórico.

- Reforçar e ampliar a rede de iluminação pública.



Os membros da Assembleia de Freguesia eleitos pelo PS:

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

MEMBROS DA ASSEMBLEIA DE FREGUESIA ENTRAGAM PROPOSTAS

Os membros da Assembleia de Freguesia de Vila Boa do Bispo, eleitos pelo Partido Socialista, entregaram esta semana em mão, na Junta de Freguesia propostas para as grandes opções de plano e orçamento de 2010 e PPI – Plano Plurianual de Investimentos 2010 a 2014. Estas propostas visam apontar linhas estratégicas de desenvolvimento para a satisfação das necessidades dos cidadãos, objectivo da nossa intervenção.



quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

ASSEMBLEIA DE FREGUESIA

No artigo nº 17 da lei nº 5 – A/2002 de 11 de Janeiro diz:
“o) Apreciar, em cada uma das sessões ordinárias, uma informação escrita do presidente da junta acerca da actividade por si ou pela junta exercida, no âmbito da competência própria ou delegada, bem como da situação financeira da freguesia, informação essa que deve ser enviada ao presidente da mesa da assembleia, com a antecedência de cinco dias sobre a data de início da sessão;”

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

FALTA DE CUIDADOS AMBIENTAIS


O ambiente é um tema muito discutido e de grande importância. Apesar de toda a informação disponível e do auxílio dado pelas instituições, ainda há situações como esta (via pública em Tenrais).
Até quando?

FUNCIONAMENTO DE ASSEMBLEIA DE FREGUESIA

Artigo 13º


Sessões ordinárias

1 - A assembleia de freguesia tem, anualmente, quatro sessões ordinárias, em Abril, Junho, Setembro e Novembro ou Dezembro, que são convocadas por edital e por carta com aviso de recepção ou através de protocolo com uma antecedência mínima de oito dias

2 - A primeira e a quarta sessões destinam-se, respectivamente, à apreciação do inventário de todos os bens, direitos e obrigações patrimoniais e respectiva avaliação e ainda à apreciação e votação dos documentos de prestação de contas do ano anterior e à aprovação das opções do plano e da proposta de orçamento para o ano seguinte, salvo o disposto no artigo 88º

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

OPINIÃO

Entrei, como costume, na Casa do Povo, para tomar o meu café, quando me disseram que ia haver um Jantar de Natal organizado pela Junta de Freguesia.


Mais uma vez verifiquei que para a Junta, a Assembleia de Freguesia não conta para nada. Eu como membro da Assembleia de Freguesia não fui informado, o que no meu entender deveria acontecer.

É assim que se pretende a união?

António Silva, eleito pelo PS

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

SUGESTÃO

O blog “Vila Boa do Bispo Sempre” é a voz oficial da Junta de Freguesia (em caso de dúvidas consultem).


Ficamos satisfeitos com a Boa ideia, por se tratar de um local de fácil acesso.

Já agora, poderão aproveitar o referido blog e informar os cidadãos de Vila Boa do Bispo, por exemplo dos funerais, dos protocolos existentes entre a Junta e a Câmara Municipal, os subsídios atribuídos…

Temos o direito de estar informados e de apresentar ideias "INOVADORAS".

Lutamos por Vila Boa do Bispo (não "atiramos lama" a ninguém, nem falamos da vida particular das pessoas).

Haja respeito

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

VASOS RECEBEM NOVAS PLANTAS

A Junta de Freguesia de Vila Boa do Bispo está a colocar novas plantas nos vasos existentes nos postes de electricidade.

Já que os mesmos foram colocados, há que lhe dar manutenção. Este é o preço da beleza (objectivo subjacente aos respectivos vasos).
Quando se toma uma iniciativa, há que pensar nas respectivas consequências (a manutenção é uma delas).

CIMEIRA DO CLIMA EM COPENHAGA

Teve início hoje em Copenhaga a Cimeira do Clima. A mesma, inicialmente tinha como objectivo forjar um acordo vinculativo que estabelecesse novas restrições de emissões a partir de 2012, após a extinção do Protocolo de Quioto. A 15 de Novembro, os governantes reunidos em Singapura assumiram que não haveria tempo para assinar um pacto em Copenhaga e limitaram a meta da cimeira a um mero "acordo político" sem consequências legais.


O ambiente é um tema com muitas consequências para o bem-estar. É necessário haver mudanças a nível local para que em conjunto tragam repercussões a nível global.


sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Mensagem para o Dia Internacional do Voluntariado 2009

Assinala-se neste Sábado (05/12/2009), o Dia Internacional do Voluntariado. A Confederação Portuguesa do Voluntariado (CPV) quer fazer chegar a sua voz a todas as organizações de voluntários ou que os integram na sua missão, aos poderes públicos e à sociedade portuguesa em geral.


Vivemos num tempo em que são, cada vez mais, assombrosos os avanços tecnológicos e científicos que poderiam proporcionar uma maior qualidade de vida, mas que, paradoxalmente, vai relegando o desenvolvimento dos valores humanos. A actual crise económica e financeira mundial é disso prova irrefutável. As desigualdades na distribuição das riquezas e dos recursos é cada vez mais evidente, produzindo escandalosas carências a nível social, ambiental, cultural, entre outras.

Em boa hora, o Parlamento Europeu decidiu que 2010 será o Ano de Combate à Pobreza e à Exclusão Social. Os voluntários e voluntárias deste país estarão, de certeza, na linha da frente deste combate, como manifestação de que a construção de uma sociedade mais justa e equitativa reclama um novo paradigma social e económico.

O actual modelo gera pobres e excluídos que, no olhar dos(as) voluntários(as) não são vistos apenas como portadores de carências, mas sobretudo de potencialidades, de inviolável dignidade humana e de capacidades a estimular. Pessoas com quem se identificam e que são a única motivação do seu labor gratuito, ao ponto de não se sentirem tranquilos enquanto, a alguém, for sonegado algum dos mais elementares direitos humanos. Por isso, o principal programa de acção de qualquer organização de voluntariado é, antes de tudo, a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

É nesta irrevogável Declaração que o voluntariado se alicerça e que o faz ser semeador de uma nova cultura que tem na Solidariedade a sua principal matriz. Para os voluntários e voluntárias, a edificação desta nova cultura assenta na gratuitidade. As contrapartidas materiais são contrárias ao espírito e à essência deste exercício de cidadania, preferindo a transformação de atitudes, a multiplicação de gestos de acolhimento, a implementação de leis justas. Em suma, a difusão da justiça e da solidariedade.

Para que se alcance o urgente novo paradigma de maior equidade social é necessário que as organizações de voluntariado canalizem as suas energias para um forte empenho - especialmente as instituições da área social – na criação de grupos de voluntários(as) de proximidade, que se comprometam no conhecimento dos problemas, na procura das soluções e na mediação junto de outras entidades, em ordem à promoção dos direitos dos cidadãos e cidadãs.

Queremos, neste sentido, deixar um veemente apelo a todas as associações, de forma particular às que integram a Confederação Portuguesa do Voluntariado, no sentido de unirmos esforços para se conseguir uma melhor articulação das nossas acções. Só apostando numa forma de agir que, a todos os níveis, não prime pelo individualismo e competitividade, mas se deixe conduzir pelo ideal de que outro mundo é possível, mobilizando-se sempre que necessário, para a cooperação com todos e todas os que querem apostar e arriscar tudo por um mundo melhor.

Pela Confederação Portuguesa do Voluntariado

O Presidente Eugénio José da Cruz Fonseca
http://www.convoluntariado.pt/index.html

UM EXEMPLO DE CIDADANIA


Há casos bem agradáveis para contar no que concerne à boa Cidadania. Vou apenas contar este, porque se passou comigo. Uma pessoa bem conhecida de todos nós, reparou que havia uma parte do largo de Pinheiro que poderia estar melhor iluminada. Falou com o Sr. Presidente da Junta para que tal situação fosse verificada. Em conversa, o cidadão disse ao Sr. Presidente que iria arranjar um poste. Se bem o disse, melhor o concretizou. O poste, não só foi adquirido pelo dito cidadão, como está no local. Falta apenas a armação e respectiva lâmpada.


Ser bom cidadão é influenciar para o bem, para o trabalho e para a construção de uma sociedade mais justa e solidária. É o que o Sr. Domingos de Pinheiro tem feito ao longo dos anos.

Escrito por: António Duarte Pinto

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

DIA INTERNACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Neste dia Internacional da Pessoa Portadora de Deficiência, é conhecido um relatório que revela que as queixas decresceram em 2008 cerca de 40% relativamente a 2007. Há ainda um longo caminho a percorrer. Fique a conhecer um pouco mais a APD - Associação Portuguesa de Deficientes. http://www.pcd.pt/apd/.
Informa-se que este dia é comemorado em Marco de Canaveses, numa organização da Câmara Municipal como tema " Geração Inclusão". O evento decorre a partir das 14.30h, no Auditório Municipal http://www.cm-marco-canaveses.pt/main.html.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

JUNTA DE FEGUESIA NÃO COLOCA ILUMINAÇÃO DE NATAL

A Junta de Freguesia de Vila Boa do Bispo não colocou qualquer tipo de iluminação nesta época festiva de Natal e Ano Novo.


O Natal é uma festividade com grandes tradições e factor identitário indiscutível. Num meio com tradição rural como Vila Boa do Bispo, nunca teve grande importância a iluminação das ruas, mas sim a construção do Presépio ou do Pinheiro de Natal executados pelas famílias, nas suas casas particulares.

Ora, se as famílias estão a passar por um período de dificuldades, acentuadas pelo aumento do número de desempregados, parece-me que a prioridade será criar soluções para essas pessoas e agregados familiares.

Os recursos são escassos, e deverão ser empregues segundo critérios de prioridade. A iluminação feita com dinheiro da Junta de Freguesia (dinheiro público, de todos nós) neste momento é dispensável.

António Duarte Pinto